
Seminário Internacional ‘Educação, Práticas Artísticas e Inclusão’ | 5 julho
O Politécnico de Setúbal, através da sua Escola Superior de Educação (ESE/IPS), promove na próxima sexta-feira, 05 de julho, a segunda edição do Seminário Internacional “Educação, Práticas Artísticas e Inclusão”, desta vez dedicado à partilha de projetos em cocriação.
O encontro vai reunir investigadores e profissionais que atuam nesta área de intervenção, pretendendo ser um espaço multidisciplinar de discussão e reflexão académica e política acerca da cocriação de projetos educativos, artísticos e sociais como modos de participação, de intervenção, de inclusão e de construção conjunta da democracia.
A sessão de abertura, agendada para as 14h30, está a cargo de Ana Luísa Pires, docente da ESE/IPS e cocoordenadora do curso de mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão, seguindo-se uma primeira apresentação em torno da temática “Aproximações entre arte, educação e diferença: duas estórias de investigação em tom menor”, por Teresa Gonçalves, docente e investigadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
O programa prossegue com os contributos de Susana Gomes da Silva, educadora artística e coordenadora de atividades para públicos com Necessidades Educativas Específicas (NEE), e Margarida Leote Vieira, programadora e mediadora cultural, que vão dar a conhecer os projetos e práticas inclusivas que têm vindo a ser desenvolvidos no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, uma referência a nível nacional.
Sobre o “Recriar-se”, projeto inovador de intervenção social através da arte, desenvolvido há vários anos numa parceria entre a ESE/IPS e a Cáritas Diocesana de Setúbal, falarão os docentes António Ângelo Vasconcelos, Ana Luísa Pires e Gina Lemos.
Antes do encerramento, os participantes serão ainda convidados para uma roda de conversa em torno do tema “Para a democratização do tempo de fala sobre a cocriação de projetos artísticos”, moderada por Elisabete Gomes, também docente e investigadora da ESE/IPS.
O seminário, dirigido a profissionais e organizações da comunidade, educadores, artistas, estudantes e docentes da ESE/IPS e demais interessados, tem entrada livre e equivale à frequência de curso breve, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Consultar o programa detalhado aqui.
Recorde-se que o curso de mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão, inaugurado no ano letivo de 2022/2023, é uma formação avançada que procura dar resposta ao papel que as artes desempenham nos processos de educação e inclusão de grupos socialmente desfavorecidos e/ou com problemas de inclusão social. As candidaturas para a terceira edição estão abertas até dia 07 de julho, aqui.
02 julho/2024