Projetos de Inovação Pedagógica
A Unidade para a Inovação Pedagógica e Promoção do Sucesso Académico do Politécnico de Setúbal (UIPPSA-IPS) apoia projetos que promovem metodologias de ensino inovadoras, tecnologias educacionais emergentes e práticas pedagógicas centradas na melhoria da experiência académica no IPS. Estes projetos são essenciais para promover um ensino mais eficaz e dinâmico, alinhado com as necessidades atuais do mercado e os desafios do mundo contemporâneo.
Concurso IPS & Santander: InovPed
Como reforço da estratégia de inovação pedagógica, o IPS, com o apoio do Banco Santander, criou o concurso IPS Santander – InovPed, que apoia projetos a desenvolver nos cursos de CTeSP, Licenciatura e Mestrado, em todas as áreas científicas.
Candidaturas até 15 de março de 2025, às 17h00
Submissão para: sucesso.academico@ips.pt
Projetos em curso
A UIPPSA-IPS coordena atualmente vários projetos com foco em práticas pedagógicas inovadoras, tecnologias aplicadas ao ensino e promoção da aprendizagem ativa. Estes projetos contribuem para um ambiente académico mais envolvente, inclusivo e dinâmico.
Podcast: A Contabilidade para além dos números
Responsável: Prof.ª Célia Picoito – ESCE/IPS
Palavras-chave: Podcasting; Comunidade; Temas emergentes na Contabilidade; Conhecimento; Estudantes de Contabilidade.
Sumário: Com a criação de um Podcast, o objetivo é trazer à discussão temas emergentes, que permitam pensar, refletir e discutir, sobre a profissão e o seu impacto na comunidade envolvente, muito além de tudo o que é lecionado em sala de aula, através do desenvolvimento de um sentimento de pertença a um grupo alargado e relacionado.
Potenciando o desenvolvimento de produtos em co-criação
Projeto integrado: Potencializando o Desenvolvimento de Produtos em Co-criação com contabilidade Analítica, Marketing e Inteligência Artificial.
Responsável: Prof.ª Karla Menezes – ESCE/IPS
Palavras-chave: Co-criação; Inovação Pedagógica; Marketing; Contabilidade Analítica; Inteligência Artificial
Sumário: O principal objetivo deste projeto é criar um produto e implementar ações estratégicas integradas que capitalizem os conhecimentos em contabilidade analítica e marketing, aproveitando as capacidades da inteligência artificial para medir a eficácia do produto e da campanha junto do público-alvo.
Big6 – Literacia de informação e resolução de problemas
Responsável: Prof.ª Mariana Veiga – ESE/IPS
Palavras-chave: Big6; Literacia de Informação; Interdisciplinaridade; Resolução de Problemas
Sumário: O projeto tem como objetivo desenvolver uma prática de ensino interdisciplinar, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, nas UC da Didática da Língua, Didática da Matemática e Didática do Estudo do Meio. A sua conceção tem na base a articulação entre diferentes opções pedagógicas, nomeadamente o modelo Big6, centrado na resolução de problemas e na promoção da literacia de informação: a aula invertida, a aprender com os especialistas.
“SENTI” - Student & Social Engagement Network Timely Informe
Responsável: Prof.º Paulo Bogas – ESCE/IPS
Palavras-Chave: Argumentation Mining; Automates Essay Scorning; Community of Inquiry; Learning Analytics; Learning as a Network
Sumário: O Projeto SENTI é traduzido num modelo de instrução de comunidades de investigação (Garrison et al., 2024, distinguindo presença cognitiva e social. Cada estudante criará uma comunidade de marca online para a qual tentará atrair colegas através de estratégias de Marketing Digital.
Bem-estar digital: uma investigação-ação participativa
Responsável: Prof.ª Lídia Marôpo – ESE/IPS
Palavras-Chave: Bem-estar Digital; Investigação-Ação; Culturas Digitais; Jovens
Sumário: O projeto tem como objetivo explorar o tema-estar digital através de uma investigação-ação participativa (Kindon et al., 2007) envolvendo estudantes da Licenciatura em Comunicação Social do IPS.
Projetos Concluídos
Aqui, pode consultar os anteriores que foram concluídos com o apoio da UIPPSA-IPS, como forma de ver os resultados alcançados e as boas práticas implementadas. Os projetos concluídos são um reflexo do compromisso contínuo do IPS em promover um ensino inovador e de qualidade.
ARTICULAR - Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo
Responsável: Prof.ª Maria de Fátima Mendes – ESE/IPS
Palavras-Chave: Educação de Infância; Histórias; Linguagem Oral e Abordagem à Escrita; Matemática; Escrita Académica
Sumário: Este projeto desenvolve-se no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e visa, por um lado, promover a articulação, a partir de livros infantis, entre diferentes áreas disciplinares no contexto da UC Didática de Educação de Infância I e, por outro, a articulação entre esta UC e a UC de Língua e Literatura Portuguesas-Módulo- Escrita Académica.
CiEL - Cocreation in Experiential Learning
Responsável:Prof. º Paulo Bogas – ESCE/IPS
Palavras-Chave: Cocriação, Team-based Learning, Experiential Learning, Collaborative Online International Learning, Realidade Aumentada
Sumário: O projeto pedagógico CiEL pretende envolver estudantes num contexto de cocriação em equipas multidisciplinares e multiculturais, respondendo aos desafios dos profissionais do século XXI.
COTADAS - CO-criation To Analyses and Development of Strategic Scenarios
Responsável: Prof.ª Teresa Costa – ESCE/IPS
Palavras-Chave: Estratégia, Finanças, Problemas, Desafios, Empresas
Sumário: O projeto COTADAS, pretende contribuir para a formação e preparação dos futuros gestores para os desafios reais e problemas atuais das empresas. O projeto tem como objetivo a análise e desenvolvimento de cenários estratégicos facilitadores de propostas de valor inteligentes e sustentáveis, através de ferramentas digitais e inteligentes.
S4Health - Simulation for Health
Responsável: Prof.ª Andreia Ferreri Cerqueira – ESS/IPS
Palavras-Chave: Simulação; Aprendizagem; Saúde; Enfermagem
Sumário: O Projeto S4Health visa otimizar a simulação enquanto metodologia ativa de ensino-aprendizagem, tendo emergido da necessidade (reforçada pelo contexto pandémico) de implementar metodologias pedagógicas inovadoras.