DIVISÃO INFORMÁTICA
A Divisão Informática (DI-IPS) exerce as suas competências no apoio ao planeamento, implementação, gestão, suporte e promoção da utilização dos serviços e sistemas de informática e comunicações.
Os recursos administrados pela DI-IPS são transversais a toda comunidade. Entre estes recursos são de destacar:
- Rede de comunicações de dados e voz (fixa e sem fios, nas suas vertentes física e lógica);
- Suporte às várias aplicações e serviços (entre máquinas físicas e virtuais), aos sistemas de storage distribuídos pelos datacenters do IPS, a computadores entre laboratórios e gabinetes de trabalhadores/as docentes e não docentes;
- Sistema de controlo de acessos físicos;
- Sistema de impressão centralizado;
- Diferentes soluções de videovigilância, entre outros.
A DI-IPS exerce a sua atividade para toda a comunidade IPS. Nesta comunidade podemos identificar, como diferentes utilizadores dos serviços disponibilizados, as seguintes categorias de utentes:
- Utilizadores individuais, como docentes, não docentes ou estudantes;
- Divisões e Serviços;
- Unidades Orgânicas (Escolas e SAS-IPS).
São ainda considerados utentes do serviço informático disponibilizado pela DI-IPS entidades externas que necessitem de apoio para interagir com a comunidade IPS ou que necessitem de consultoria técnica especializada.
organização
Centro de Apoio e Microinformática
É responsável por garantir assistência e apoio técnico informático ao normal funcionamento dos equipamentos, sistemas e aplicações informáticas de suporte das Unidades Orgânicas e Serviços Centrais, assim como dos recursos informáticos disponíveis para uso geral. Compete-lhe, igualmente, a resolução de incidentes e pedidos de suporte dos/as utilizadores/as.
Centro de Sistemas Informáticos e Desenvolvimento
É responsável por acompanhar o desenvolvimento, manutenção e funcionamento dos sistemas de informação associados à gestão da atividade letiva, financeira, pessoal e administrativa nas Unidades Orgânicas e Serviços Centrais. Compete-lhe, igualmente, desenvolver aplicações para o uso dos serviços e estruturar os instrumentos necessários à obtenção de soluções no exterior.
Infraestrutura e Comunicações, Redes e Cibersegurança
É responsável pela definição e implementação de medidas de segurança e integridade de equipamentos e serviços e pela consciencialização dos/as utilizadores/as quanto aos riscos de segurança. Compete-lhe, igualmente, zelar pelo bom funcionamento da infraestrutura tecnológica, informática e de comunicações instalada, assim como dos serviços disponibilizados.
SERVIÇOS / INFORMAÇÕES
Cartão do IPS
Correio eletrónico
Gestão documental
Microsoft IPS
Moodle IPS
Rede sem Fios
Serviços FCCN
Sistema de Autenticação
Sistema de impressão
VPN
Software de Plágio
Centro de Cibersegurança - CSiRT
Equipa
- Carlos Mata | Vice-presidente do IPS
- Sandra Rodrigues | Chefe de Divisão
Centro de Apoio e Microinformática
- Bruno Maricato | Coordenador
- Beatriz Soares | Técnico de Informática
- Daniel Mendes | Técnico de Informática
- Carlos Cruz | Técnico de Informática
- Gonçalo Luz | Técnico de Informática
- Maria Gertrudes Bento | Assistente Técnica
- Pedro Cunha | Técnico de Informática
- Sérgio Silva | Técnico de Informática
Centro de Sistemas Informáticos e Desenvolvimento
- Vânia Andrade | Coordenadora
- Carla Vinagre | Especialista de Informática
- Elisabete Almeida | Especialista de Informática
- José Pinto | Especialista de Informática
- Sara Ascenso | Especialista de Informática
Infraestrutura e Comunicações, Redes e Cibersegurança
- Rui Borralho | Coordenador
- João Gomes | Especialista de Informática
- João Silva | Especialista de Informática
- Jorge Carvalho | Técnico de Informática
- Luís Alpendre | Especialista de Informática
- Rafael Soares | Técnico de Informática
Horário
Dias úteis | 09h30 – 12h00 e 14h30 – 16h00
Locais de atendimento:
Escola Superior de Educação . Gabinete G23
Escola Superior de Ciências Empresariais . Gabinete A2.0
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. Gabinete DI
ContactoS
e. apoio.informatico@ips.pt
Efetuar pedido de apoio através do suporte ao utilizador.