Back

Mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão

    Detalhes do curso

  • Objetivos do curso

    O Mestrado Educação, Práticas Artísticas e Inclusão é uma oferta formativa de caráter transversal, que está organizado para dar resposta à necessidade de formar profissionais qualificados para intervir nas realidades sociais, culturais e artísticas da região, através de um perfil profissional polivalente com competências para compreender, concetualizar, agir, investigar, operacionalizar projetos educativos para populações de diversas faixas etárias e em diferentes equipamentos de natureza social, cultural e artística.
    O Mestrado assume-se como uma oferta formativa inovadora, de conhecimento interdisciplinar, para a compreensão profunda e dinâmica das relações entre educação, desenvolvimento, artes e inclusão. Tem como objetivos promover:
    - A compreensão das interdependências entre Educação e Desenvolvimento na Sociedade Contemporânea;
    - A participação cívica e comunitária, pelo conhecimento e usufruto das ofertas artísticas e culturais;
    - A construção de projetos de natureza artística e cultural com escolas, organizações sociais e outras entidades, envolvendo equipamentos da comunidade;
    - O desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade como instrumentos fundamentais para a compreensão e construção do mundo;
    - O desenvolvimento de projetos / dinâmicas educativas inclusivas e intergeracionais, mobilizando práticas artísticas e pedagógicas;
    - A construção de projetos de investigação/intervenção com vista a desenvolver comunidades profissionais, cívicas e de aprendizagem de natureza transdisciplinar.

  • Escola

    ESE - Escola Superior de Educação

  • Regime de estudo

    b_learning - Pós-laboral

  • Objetivos da aprendizagem e competências a desenvolver

    O curso pretende desenvolver competências profissionais para intervir nas realidades sociais, culturais e artísticas da região, que permitam compreender, concetualizar, agir, investigar, operacionalizar projetos educativos para populações de diversas faixas etárias e em diferentes equipamentos de natureza social, cultural e artística.

  • Saídas profissionais

    O perfil profissional que o curso pretende desenvolver, integra competências de natureza interdisciplinar e policontextualizada, necessárias a domínios/serviços onde se promove a educação não formal com grupos de diversas faixas etárias e condições sociais, nomeadamente em contextos como: museus, escolas, instituições culturais e artísticas, instituições de natureza social, organizações que trabalham com populações vulneráveis, instituições de natureza recreativa, entre outros.

  • Coordenador/a do curso

    Ana Luísa Rebelo de Oliveira Pires

    António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos

  • Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

    O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento Académico do Instituto Politécnico de Setúbal

  • Condições de acesso e ingresso

    Para apresentar candidatura ao Mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão, é necessário satisfazer, as condições seguintes:
    - Ser titular do grau de Licenciatura em Educação Básica, Ciências da Educação, Educação e Formação, Animação Cultural, Animação Sociocultural, Serviço Social, Educação Social, Artes;
    - Educadores/as, Professores/as, e titulares do grau de licenciado em outras áreas das ciências sociais, humanas e artes;
    - Titular de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo órgão científico do estabelecimento de ensino superior como grau de licenciado nas áreas acima referidas;
    - Detentor/a de um currículo académico, científico, artístico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico do estabelecimento de ensino superior.

    Critérios de seleção de candidatos:
    Todos os candidatos que satisfaçam as regras sobre admissão definidas no ponto 3 do Edital do Mestrado (data:04-04-2023) podem aceder ao mestrado.
    Sem prejuízo do estabelecido no ponto anterior, os candidatos serão seriados, de acordo com os seguintes critérios:
    - Média final obtida na Licenciatura e/ou habilitação profissional (40%);
    - Experiência profissional/voluntariado/outra nas áreas do mestrado (40%);
    - Motivação para a frequência do curso, expressa numa carta de motivações entregue no momento da candidatura (20%)
    - Nas situações previstas na alínea d) do ponto 3, a seriação será feita de acordo com os critérios: Experiência profissional/voluntariado/outra nas áreas do mestrado (60%); Motivação para a frequência do curso, expressa numa carta de motivações entregue no momento da candidatura (40%);
    - Em caso de igualdade de circunstâncias, a seriação será feita mediante a aplicação de um critério de desempate considerando a proximidade geográfica e de acordo com o despacho nº 123/2021 do Presidente do IPS.
    Poderão ser efetuadas entrevistas aos/às candidatos/as, presenciais ou à distância, para clarificar aspetos motivacionais da candidatura ou dos currículos académicos, científicos ou profissionais.
    O resultado da aplicação dos critérios e a lista de ordenação dos candidatos será submetida a aprovação pelo Conselho Técnico-Científico da ESE/IPS e homologada pelo Presidente do IPS.


    A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página de candidaturas.

  • Requisitos para obtenção da qualificação

    Obtenção de aprovação em 14 Unidades Curriculares

  • Enquadramento legal e acreditação

    Despacho n.º 6635/2022 de 25 de maio

Plano de estudos

1º Ano

Regime

Nome

Área Científica

ECTS

1º Semestre

Artes, Cultura e Comunidades

ART/CS/CED

6.0

1º Semestre

Educação, Sociedade e Desenvolvimento

CED

6.0

1º Semestre

Laboratório Artístico - Residência

CED

6.0

1º Semestre

Pedagogias Expressivas e Educação Inclusiva

CED

6.0

1º Semestre

Práticas Artísticas Inclusivas

ART/CS

6.0

2º Semestre

Educação e Mediação em Equipamentos Artísticos e Culturais

CED

6.0

2º Semestre

Metodologia de Investigação e de Projetos

CED

6.0

2º Semestre

Oficina de Experimentação Artística

ART

6.0

2º Semestre

Processos e Práticas de Inclusão

CS

6.0

Disciplinas Optativas

Regime

Nome

Área Científica

ECTS

2º Semestre

Laboratório de Inclusão Digital

TIC

6.0

2º Semestre

Oficina de Animação de Histórias

CED

6.0

2º Semestre

STEAM: Projetos Integradores

CED/CN/MAT/ART

6.0

2º Ano

Regime

Nome

Área Científica

ECTS

Anual

Dissertação/Projeto de Intervenção

ART/CS/CED

48.0

Anual

Seminário de Investigação e de Projeto

CED

12.0

Visão Geral da Privacidade

Este site utiliza cookies para oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no navegador e permitem funcionalidades como reconhecer cada visitante quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.