Atividades

O Politécnico de Setúbal recebe todos os anos mais de três centenas de estudantes estrangeiros, provenientes de 30 países da Europa, África, Ásia e América do Sul, e envia cerca de 100 alunos em programas de mobilidade Erasmus para as instituições de ensino superior, com as quais tem protocolos de cooperação.
Para além da mobilidade de estudantes, o Politécnico de Setúbal em parceria com o Governo da província chinesa de Tianjin, criou uma oficina Lu Ban em Indústria 4.0, a única instalada em Portugal.
O Politécnico de Setúbal integra, também, o projeto E3UDRES2, que consiste na criação de uma Universidade Europeia, juntamente com mais 5 instituições de ensino superior, com uma aposta muito clara no desenvolvimento das regiões de influência das instituições parceiras.
Assim, o Instituto Politécnico de Setúbal leva a mobilidade internacional – de estudantes, docentes e não docentes – muito a sério. Nesse âmbito, realiza um conjunto de atividades relacionadas com esta matéria, algumas delas abertas também à comunidade.
Semana Internacional

O Politécnico de Setúbal realiza, em cada ano letivo, a Semana Internacional. Sob um determinado tema, é em meados de Abril que o IPS abre as portas e as fronteiras.
A IPS International Week oferece, assim, a oportunidade de networking e de partilha de experiências internacionais. Cada edição do evento inclui um programa geral para todos os participantes, aulas lecionadas pelos docentes convidados e workshops e reuniões de trabalho para não docentes.
A Semana Internacional é organizada pelas várias escolas do IPS. Para mais informações, os interessados devem contactar a equipa do Centro de Internacionalização e Mobilidade da DICI.
Todas as edições
1ª Semana Internacional
2ª Semana Internacional
3ª Semana Internacional
4ª Semana Internacional
5ª Semana Internacional
6ª Semana Internacional
7ª Semana Internacional
8ª Semana Internacional
9ª Semana Internacional
10ª Semana Internacional
11ª Semana Internacional
A mobilidade internacional é muito importante para o Politécnico de Setúbal e, por isso, todos os anos, celebra-se o Dia Internacional. Integrado na Semana Internacional, este dia particularmente especial reúne um conjunto de atividades que promovem o conhecimento e integração dos estudantes internacionais, bem como a partilha de experiências entre estes e os restantes elementos desta instituição de ensino superior.
Afinal, partilhar é uma forma de aprender e desenvolver competências.
o programático, numa determinada área de formação, ramo de conhecimento ou especialidade.
A atribuição do Reconhecimento Especifico poderá ser condicionada à aprovação em procedimentos de avaliação de conhecimentos, concretizando-se esta avaliação exclusivamente na realização de uma prova de avaliação de conhecimentos.
O Consórcio “Erasmus Al Sud – Connecting Regions, Creating Worlds”, que integra a Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade do Algarve, visa dinamizar a realização de estágios Erasmus para estudantes Outgoing e Incoming.
Todos os candidatos interessados em realizar um estágio no âmbito do programa de mobilidade Erasmus no IPS ou partir daqui para um outro país, encontram todas as orientações no Consortium Erasmus Al Sud.
Com centenas de estudantes em mobilidade, que entram e saem do Politécnico de Setúbal, de e para três dezenas de países da Europa, África, Ásia e América do Sul, os cursos de línguas constituem ferramentas essenciais.
O Politécnico de Setúbal oferece vários cursos onde se incluem o Português, o Francês e o Mandarim, de modo a preparar estudantes, bem como docentes e não docentes incoming e outcoming, de modo a usufruírem da melhor forma da experiência de mobilidade internacional.
Os estudantes Erasmus que escolhem vir para o IPS e não falam Português, podem fazer a unidade curricular semestral, desde que a incluam no seu plano de estudos quando se candidatam à mobilidade.
Podem ainda participar do Curso Intensivo de Preparação Linguística no início de cada semestre, em setembro e fevereiro (frequência sujeita ao pagamento de uma taxa).
Semestre internacional

Em termos gerais, o período de estudos numa outra Universidade Europeia pode ter uma duração mínima de 3 (três) meses e máxima de 12 (doze) meses. Existem, porém, algumas áreas de estudo e universidades parceiras onde o intercâmbio tem durações específicas.
No âmbito do Programa Erasmus, os estudantes podem candidatar-se a um período de estudos num país da UE durante um semestre do ano letivo. Para o efeito, devem preencher a Ficha de pré-candidatura e entregá-la junto dos Serviços competentes, com uma impressão da sua ficha de aluno onde constem as disciplinas em que obteve aprovação até à data. Entre os critérios de seleção constam as classificações obtidas, a compatibilidade curricular entre o plano de estudos do curso que frequenta e a instituição de acolhimento, bem como conhecimentos linguísticos adequados e a conclusão de pelo menos um ano de estudos (o que significa que os estudantes devem estar inscritos no 2º ano do curso).
Para se candidatarem a um semestre de mobilidade internacional, os candidatos devem consultar a lista de vagas disponíveis para o respetivo semestre e indicarem na ficha de pré-candidatura a escolha de quatro instituições com as quais o IPS tem protocolo, por ordem de preferência.
páginas relacionadas
Notícias
IPS conquista Bandeira Verde Eco-Escolas pela sétima vez consecutiva
Boas práticas distinguidas pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.
Mais de 700 novos estudantes colocados maioritariamente em 1.ª opção
O IPS vai acolher nos seus campi 717 novos estudantes neste ano letivo, de acordo com os resultados da 1.ª fase do CNA.
Projeto SIPAS reforça colaboração internacional em reunião de acompanhamento
O IPS acolheu a reunião de follow-up do projeto SIPAS, que promove inovação no ensino do turismo, com parceiros da Letónia e Índia.