Plano de recuperação e resiliência
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é uma oportunidade estratégica para o Politécnico de Setúbal (IPS) dar resposta aos desafios atuais e transformar a comunidade académica e a sociedade.
Com o apoio de investimentos fundamentais, o IPS aposta no desenvolvimento de projetos inovadores que vão melhorar as condições de ensino, promover a qualificação de jovens e adultos e modernizar as infraestruturas dos seus campi.
Com base nesta importante alavanca financeira, o IPS está a garantir um futuro mais inclusivo, acessível e sustentável para todos, com um impacto direto na vida de estudantes, docentes, e na própria região. No IPS, o PRR não se limita a transformar as infraestruturas, procura também criar novas oportunidades de aprendizagem, inovação e desenvolvimento, alinhadas com as necessidades do mercado e da sociedade.
Dimensões do PRR, Resiliência e Transição Digital, no Politécnico de Setúbal
C02. Habitação
Alojamento estudantil a custos acessíveis: 2 residências novas + 1 ampliação e renovação
C03. Respostas Sociais
Operações integradas em comunidades desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa (AML): 2 projetos/2 concelhos
C05. Capitalização e Inovação Empresarial
Agendas/Alianças mobilizadoras para a Inovação Empresarial: 4 Agendas
C06. Qualificações e Competências
Programa Impulso Adultos e Programa Impulso Jovens STEAM: 3 projetos (2 em consórcio)
C19. Administração Pública Digital
Capacitação da Administração Pública – Programa de estágios e promoção do teletrabalho: 13 estagiários
PRR no Politécnico de Setúbal
Infraestruturas
Habitação Estudantil
Estudar no Ensino Superior exige mais do que salas de aula, é preciso assegurar condições para viver com dignidade. Com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o IPS vai reabilitar e construir novas residências de estudantes, aumentando significativamente a habitação para estudantes do IPS com condições de alojamento mais acessíveis.
Ampliação e remodelação da Residência de Estudantes de Santiago
Este processo implicará a ampliação do atual complexo residencial nas Manteigadas, junto do campus de Setúbal, com a construção de uma nova ala, com capacidade para 85 novas camas. Adicionalmente, será feita a remodelação total dos atuais quartos duplos e individuais, com capacidade para 294 camas. Após esta intervenção, a Residência de Estudantes de Santiago ficará com a capacidade para 379 camas.
Nova residência de estudantes do Barreiro
Construção nova com capacidade para 50 camas destinadas a alojamento para estudantes do IPS, no Barreiro, através da adaptação de edifício existente, propriedade da Câmara Municipal do Barreiro.
Nova residência de estudantes do Alentejo Litoral
Construção de uma nova residência em Sines, com 45 novas camas, para dar resposta à formação de Ensino Superior atualmente existente no concelho, que sofrerá um reforço significativo com a construção de uma futura escola superior do IPS.
Uma nova casa para a Escola Superior de Saúde
Novo edifício da Escola Superior de Saúde
A Escola Superior de Saúde vai ganhar um novo espaço, moderno, especializado e preparado para responder às necessidades de estudantes e profissionais da área. O funcionamento em edifício próprio, construído de raiz, vai permitir à Escola Superior de Saúde proporcionar infraestruturas de excelência, alinhadas com as exigências do ensino e da prática clínicas, num ambiente que favorece a aprendizagem e a inovação.
Projetos de Qualificação e Inovação no IPS: Impulso Jovem e Impulso Adulto
O Politécnico de Setúbal está a investir fortemente na qualificação e no desenvolvimento de competências através de três projetos inovadores: SONDA2026, MERIDIES e PROMETHEUS. Estes projetos, apoiados pelos programas Impulso Jovem STEAM e Impulso Adulto, têm como objetivo proporcionar novas oportunidades de aprendizagem para jovens e adultos, em áreas estratégicas e de grande impacto no futuro.
Através do financiamento do PRR, o IPS está a lançar novas formações que vão, não só aumentar as competências dos participantes, como também prepará-los para os desafios do mercado de trabalho em áreas chave como tecnologia, ciências e inovação. Estes projetos estão a criar caminhos mais acessíveis para quem deseja melhorar as suas qualificações ou adquirir novos conhecimentos, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e dinâmica.
formações
COMPETÊNCIAS DIGITAIS E ÁREAS STEAM
Microcredenciais
Tecnologias de Informação para a Contabilidade
Curso de Preparação para os Exames de Avaliação Profissional da Ordem dos Contabilistas Certificados
Estruturas de Contenção
Ancoragem e Pregagens
CTeSP
Cloud and Cibersecurity (Sines)
Manutenção Industrial (Sines)
Produção Aeronáutica (Grândola)
Produção Aeronáutica (Ponte de Sor)
Tecnologias de Programação e Sistemas de Informação (Amadora)
Tecnologias de Programação e Sistemas de Informação (Sines)
Gestão Retalhista (Setúbal)
Logística (Loures)
Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico (Vila Franca de Xira)
Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico (Loures)
Construção Civil (diurno e noturno)
Produção Audiovisual (Amadora)
Pós-Graduações
Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos
Gestão e Visualização de Dados na Nuvem
Mestrados
Engenharia Biomédica
Educação, Práticas Artísticas e Inclusão
Ciência de Dados para Empresas
Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento
CUIDADOS DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA PARA AS PESSOAS E ORGANIZAÇÕES
Microcredenciais
Abordagens e Técnicas de Aconselhamento em Terapia da Fala
Aconselhamento e Capacitação para a Mudança durante o Processo Terapêutico – Utente, Família, Contexto
Anatomia e Neurofisiologia da Deglutição no Processo de Envelhecimento
Avaliação da Afasia
Avaliação da Leitura e da Escrita com Foco no Nível (Sub)lexical – Descodificação e Codificação
Avaliação de Competências Sintáticas com o SinT: ACS e Análise Qualitativa de Dados
Avaliação em Terapia da Fala em Casos de Fendas Labiopalatinas
Aventura MindSerena
Cuidados Neuroprotetores em Neonatologia: da Teoria à Prática
Curso 3 – Prevenção e Controlo de Infeção: Vigilância Epidemiológica
Curso 4 – Prevenção e Controlo de Infeção: Auditorias em Controlo de Infeção
Curso 5 – Prevenção e Controlo de Infeção: Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde e estudo de Microrganismos in Vitro
Curso de Formação Inicial para Enfermeiros/as Orientadores/as de Ensino Clínico
Curso NeuroMove – Avaliação e Prescrição de Exercício Físico em Condições Neurológicas
Desenvolvimento da Comunicação Social no Autismo e noutras Perturbações do Neurodesenvolvimento
Identificação de Situações de Risco nas Perturbações da Deglutição
Intervenção na Área do Socorro para a Comunidade Educativa I: Primeiros Socorros
Intervenção na Área do Socorro para a Comunidade Educativa II: SBV Dae Adulto
Intervenção na Área do Socorro para a Comunidade Educativa III: Socorro na Criança
Intervenção Terapêutica com Evidência Clínica na Disfagia
Intervenção Terapêutica na Afasia
Meios Complementares de Diagnóstico de Linguagem em Contexto Neurológico
Nutrição e Gastrotecnia: Interfaces do Saber e do Sabor no Adulto e no Idoso
Nutrição Entérica e Parentérica: Conceitos, Indicações e Metodologia
Perturbações da Linguagem e Fala em Contexto Neurológico
Práticas de (e)ConF.IRA (Consciência Fonológica – Instrumento de Rastreio e Avaliação)
Práticas de MICT – Modelo Implicacional de Complexidade de Traços
Práticas de MIF – Metodologia de Intervenção Fonológica Não Linear [contexto clínico]
Práticas de Phonoscopium – ferramenta de Análise fonética e Fonológica de Fala
Práticas de Pro(Pseudo)Pal-TF – Ferramenta de Pesquisa Padronizada de Estímulos Linguísticos para Intervenção em Fala e Linguagem (oral e escrita)
Práticas de TEE- GA (Tabela de Erros de Escrita – Grelha de Análise)
Práticas de TEL- GA (Tabela de Erros de Leitura – Grelha de Análise)
Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Instituto Politécnico de Setúbal
Psicometria na Avaliação da Fala e da Linguagem (oral e escrita)
Recursos Terapêuticos na Intervenção à Pessoa com Disfagia
Triagem em Crianças e Jovens nos Serviços de Urgência
Videoendoscopia da Deglutição
Voz Profissional – Bases para a Atuação do Terapeuta da Fala em Contexto Preventivo
Pós-Graduações
Enfermagem em Emergência Extra-Hospitalar
Prática Avançada em Terapia da Fala na Criança
Prática Avançada em Terapia da Fala no Adulto e no Idoso
Prescrição de Exercício na Saúde Cardiovascular, Respiratória e Metabólica
Supervisão Clínica de Enfermagem
Mestrados
Fisioterapia em Condições Músculo-Esqueléticas | em parceria com a Universidade Nova de Lisboa
Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia
Terapia da Fala
ECONOMIA CIRCULAR E SUSTENTABILIDADE
Microcredenciais
Técnicas de Demolição e Gestão de RCD
Pós-Graduações
Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos
DIGITALIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
Microcredenciais
Iniciação em Autocad
Iniciação ao Projeto BIM
ENERGIAS RENOVÁVEIS E DESCARBONIZAÇÃO
Microcredenciais
Avaliação de Risco Elétrico – Sistemas de Proteção de Baixa Tensão (BT) – ARPBT
Diagnósticos de Energia Elétrica
Propteção de Média Tensão – PMT
Pós-Graduações
Combustíveis Sustentáveis
ENGENHARIA AEROESPACIAL
Microcredenciais
Fundamentos de Aeronáutica
Materiais e Tecnologias
Estruturas em Aeronáutica
Projeto Assistido por Computador
Fabrico Assistido por Computador
Robótica
Automação
Sistemas de Supervisão e Controlo em Aeronáutica
Gestão da Produção em Aeronáutica
Regulamentação, Qualidade e Segurança
Apoios e Prémios
No âmbito do PRR, o Politécnico de Setúbal atribui apoios financeiros e prémios de mérito a estudantes de todas as áreas de formação. Estes incentivos têm como objetivo reconhecer o esforço académico e promover o desenvolvimento pessoal e profissional, ajudando a reduzir as barreiras financeiras e a impulsionar o sucesso dos/as estudantes ao longo da sua jornada académica. Seja para apoiar os estudos ou premiar o desempenho excecional, o IPS está a criar condições para que todos tenham a oportunidade de alcançar os seus objetivos.
IMPULSO JOVENS STEAM | IMPULSO ADULTO | IMPULSO MAIS DIGITAL
Despacho n.º 10688/2024, de 11 de setembro – Altera o Regulamento do Instituto Politécnico de Setúbal para Atribuição de Apoios e Prémios no Âmbito de Programas de Formação Financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência ― Impulso Jovens STEAM e Impulso Adulto.
Regulamento n.º 268/2025, de 24 de fevereiro – Regulamento do Instituto Politécnico de Setúbal para Atribuição de Apoios no Âmbito do Programa de Formação Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência ― Impulso Mais Digital.
Projeto Meridies
Ano letivo 2024/2025
Condições para atribuição dos apoios e prémios a conceder no âmbito do projeto MERIDIES
Adenda: Condições para atribuição dos apoios e prémios a conceder no âmbito do projeto MERIDIES
Ano letivo 2023/2024
Condições para atribuição dos apoios e prémios a conceder no âmbito do projeto MERIDIES
Adenda: Condições para atribuição dos apoios e prémios a conceder no âmbito do projeto MERIDIES
Sonda 2026
Condições para atribuição dos apoios e prémios a conceder no âmbito do projeto SONDA 2026 no ano letivo 2024/2025
Condições para atribuição dos apoios e prémios a conceder no âmbito do projeto SONDA 2026 no ano letivo 2023/2024
Condições para atribuição dos apoios e prémios a conceder no âmbito do projeto SONDA 2026 no ano letivo 2022/2023
Condições para atribuição dos apoios e prémios a conceder no âmbito do projeto SONDA 2026 no ano letivo 2021/2022
Prometheus
Ano letivo 2024/2025
Condições para atribuição dos apoios e prémios a conceder no âmbito do projeto PROMETHEUS
Adenda – Condições para atribuição dos apoios e prémios a conceder no âmbito do projeto PROMETHEUS
Ano letivo 2023/2024
Condições para atribuição dos apoios e prémios a conceder no âmbito do projeto PROMETHEUS
Adenda – Condições para atribuição dos apoios e prémios a conceder no âmbito do projeto PROMETHEUS
Prémio EmpowerED
Edição: 2024/2025
Objetivo: Combater estereótipos de género no que toca às opções escolares e de carreira e estimular o interesse das raparigas por áreas de estudo ainda tipicamente masculinas, através do reconhecimento de boas práticas escolares de promoção da igualdade de género nas chamadas áreas CTEAM – Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática.
Destinatários: Estabelecimentos escolares dos concelhos do distrito de Setúbal e dos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Ponte de Sor e Vila Franca de Xira.
Requisitos: Podem ser submetidas candidaturas sobre práticas implementadas no ano letivo 2024/2025, com as respetivas evidências de implementação das atividades, como vídeos, fotografias, apresentações ou documentos escritos.
Seleção: As candidaturas serão avaliadas com base em critérios de relevância e impacto, criatividade e inovação, envolvimento da comunidade escolar, sustentabilidade e capacidade de serem replicadas em outras escolas e contextos.
Prazo: 30 de junho de 2025
Prémios: O projeto vencedor receberá o galardão de “Escola EmpowerED nas áreas CTEAM” e um prémio no valor de 5 mil euros. Os projetos com as cinco melhores avaliações receberão kits com material para a promoção das áreas CTEAM na comunidade escolar.
Submissão de candidaturas: Formulário de candidatura
Regulamento prémio EmpowerED 2024/2025
Composição do júri
Financiamento: PRR no âmbito do projeto SONDA2026 – Smart Open Networks for Development Acceleration.
Inovação e Investigação
Agendas/Alianças mobilizadoras para a Inovação Empresarial
Nexus
Descrição: Valorização e exploração de produtos e serviços com forte potencial de exportação e que abordam os principais desafios e lacunas identificados na logística em Portugal. Neste âmbito, será criado um ecossistema de 28 produtos e serviços para a Transição Verde e Digital nos setores dos transportes e multimodal, que terá o seu centro na plataforma de colaboração Nexus Open Data.
Coordenação: Tiago Pinho, docente da da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS)
Equipa: 28 docentes da ESCE/IPS e da ESTSetúbal/IPS | 60 bolseiros (entre 12 e 36 meses)
Aero.Next Portugal
Descrição: O IPS participa em dois programas verticais da agenda, abrangendo os setores aeroespacial e automóvel, que darão origem a produtos ou produtos/serviços. A instituição propõe-se desenvolver investigação e apoiar a empresa Lauak Portugal na qualificação e certificação do processo de fabrico aditivo (impressão 3D), para a produção de peças, que, numa primeira fase, irão ser integradas nas aeronaves dos programas verticais.
Coordenação: Ricardo Cláudio, docente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS)
Equipa: 10 docentes da ESTSetúbal/IPS | 13 bolseiros (entre 12 a 36 meses)
Produtech R3
Descrição: Desenvolver e implementar uma plataforma inovadora – CircProsys – para avaliação de circularidade de materiais e produtos em soluções flexíveis e customizáveis, tendo como base a digitalização. O contributo do IPS visa igualmente a classificação de materiais e sub-produtos que potenciem o aumento da circularidade e da simbiose industrial.
Coordenação: Pedro Cunha e Fernando Cunha, docentes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS)
Equipa: 2 docentes da ESTSetúbal/IPS
Drivolution
Descrição: Criação de um modelo de fábrica do futuro assente na digitalização de processos e na diminuição de pegada carbónica na indústria automóvel. A participação, em colaboração estreita com a empresa Instrosys e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), visa a implementação de um Sistema Automático de Deteção de Defeitos, cabendo à equipa do IPS o desenvolvimento de componentes de manutenção preditiva e manuais interativos baseados em realidade aumentada.
Coordenação: Rui Neves Madeira e Miguel Guevara Lopez, docentes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS)
Equipa: 4 docentes da ESTSetúbal/IPS | 2 bolseiros (36 meses)
Capacitação da Administração Pública
Programa de Estágios e Promoção de Teletrabalho
Aquisição de meios para a promoção do teletrabalho
Com este projeto, que terminou a 31 de dezembro de 2023, o IPS dotou 48 postos em regime de teletrabalho com os meios necessários ao correto desempenho das funções, nomeadamente um computador portátil e uma docking station. Os postos de trabalho que foram alvo deste projeto dizem respeito a pessoal não docente que dá apoio geral à governação do IPS e das suas Unidades Orgânicas. Também foram adquiridos dois sistemas de videoconferência para assegurar reuniões em formato híbrido.
Programa estágiap xxi
O IPS acolheu, entre janeiro e dezembro de 2023, 9 estagiários no âmbito do Programa de Estágios na Administração Pública. Os estagiários distribuíram-se pela Divisão de Gestão de Pessoas, Divisão de Comunicação e Relações Exteriores, Escola Superior de Ciências Empresariais, Escola Superior de Tecnologia de Setúbal e Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.
Para acolher estes estagiários, o Politécnico de Setúbal dispôs de 158 507,83€
Respostas sociais
Programa Comunidades em Ação
O Programa Comunidades em Ação refere-se ao plano de apoio às comunidades desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa. O IPS integra este projeto com duas operações integradas locais: uma, para a União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, com um investimento de aproximadamente 3,25 milhões de euros, e destinada a apoiar comunidades consideradas mais vulneráveis nos bairros da Caneira, Calçada, Esteval e Afonsoeiro; e a outra, para a União de Freguesias de Pegões e Freguesia de Canha, que prevê a implementação de projetos organizados num plano de ação com um investimento de aproximadamente 2,75 milhões de euros e que se destina a apoiar comunidades consideradas mais vulneráveis nestas duas freguesias do concelho.
Responsável: Câmara Municipal do Montijo
Equipa IPS: Envolvimento de docentes da ESCE/IPS e da ESE/IPS
Para mais informações sobre o PRR no IPS, contacte a Divisão para a Investigação e Cooperação Internacional através do email: ciid.dici@ips.pt