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licenciaturas | mudança de instituição/curso

QUEM PODE CANDIDATAR-SE?

A apresentação de candidatura a Mudança de Par Instituição/Curso é possível, apenas, para o mesmo ciclo de estudos (Ex: de licenciatura para licenciatura), após frequentar um ano letivo completo na instituição/curso de origem.

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Estudantes que entraram pelo Concurso Nacional de Acesso (CNA) e pretendem mudar de curso/instituição sem ter concluído o curso e com a realização dos exames nacionais correspondentes às provas de ingresso;

2

Estudantes pertencentes a curso superior de outra instituição de Ensino Superior estrangeira, que tenham exames finais estrangeiros homólogos das provas de ingresso portuguesas;

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Estudantes que ingressaram através do Concurso M23 apenas podem candidatar-se se a respetiva prova mesma permitir o acesso ao curso pretendido;

4

Estudantes com titularidade de CET, caso existam vagas correspondentes;

5

Estudantes com titularidade de CTeSP, caso existam vagas correspondentes.

Com exceção de:

  • Estudantes que ingressaram no Ensino Superior por regimes especiais, contingente de estudantes bolseiros/as nacionais de países africanos de expressão portuguesa (consoante acordos de cooperação do Estado Português).

Vagas

  • Ano letivo 2025/2026

PROCEDIMENTOS DE CANDIDATURA

1

Calendário

1.ª Fase
Apresentação de candidatura: 12 de julho a 12 de agosto de 2025
Divulgação dos resultados: 5 de setembro de 2025
Matrícula e inscrição: 13 a 15 de setembro 2025

2ª Fase
Apresentação de candidatura: 24 a 28 de setembro de 2025
Divulgação dos resultados: 3 de outubro de 2025
Matrícula e inscrição: 10 a 12 de outubro de 2025

A 2.ª fase só ocorre se houver vagas sobrantes da fase anterior. 

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DOCUMENTOS

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

  • Cópia de documento de identificação (Cartão de Cidadão/Passaporte/Título de Residência)
  • Certidão de aproveitamento escolar, do curso de origem, com discriminação das datas de aprovação ou prints da Ficha de Aluno (caso seja estudante do IPS)
  • Cópia do Certificado de habilitações do 12º ano ou equivalente, com discriminação da média final, ou Classificação da prova especialmente adequada dos maiores de 23*
  • Comprovativo da forma de ingresso no ensino Superior*

Atenção: a partir do ano letivo 2025/2026 são exigidas 2 provas de ingresso para os candidatos que ingressaram através do Concurso Nacional de Acesso. A informação pode ser consultada aqui.

  • Programas detalhados das UC do curso de origem autenticados (se foi estudante do IPS pode apresentar printscreen da informação constante no Portal da Escola)*
  • Portaria/Despacho que aprova o Plano de Estudos do curso de origem

*NOTA: Os documentos académicos estrangeiros (Certificados, Diplomas, Históricos escolares, programas, etc.) devem ser autenticados pelo Consulado português no país de origem, ou pela Apostilha da Convenção de Haia e, se não estiver redigido em português, espanhol, francês ou inglês, traduzido para Português por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa. Consulte aqui.

DOCUMENTOS FACULTATIVOS

Aplicáveis em situações específicas.

  • Comprovativo de residência (Certidão de domicílio fiscal emitida pela Autoridade Tributária) ou local de trabalho (Declaração emitida pela entidade empregadora) – (para eventual desempate)
  • Comprovativo das eventuais atividades exercidas exercidas – (para eventual desempate);
  • Documento comprovativo do contingente especial de que é detentor (se aplicável).

Se pretender solicitar creditações no momento da candidatura, deve submeter Programas detalhados das Unidades curriculares (UC) do curso de origem autenticados (se foi estudante IPS não necessita de submeter Programas das UC);

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COMO EFETUAR A CANDIDATURA?

A candidatura é realizada online na plataforma Inforestudante do Politécnico de Setúbal e só pode ser submetida dentro do calendário fixado. 

    1. Fazer registo de utilizador na plataforma Inforestudante.
    2. Preencher o formulário de candidatura na área registada e fazer upload de todos os documentos;
    3. Lacrar e submeter a candidatura.
  1.  

A candidatura submetida corretamente na plataforma só será analisada após a realização do pagamento
Caso o pagamento não seja realizado ou seja efetuado fora do prazo, a candidatura e/ou o requerimento não serão considerados e não haverá lugar a reembolso.

CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO

  • Afinidade do curso de origem com o curso pretendido no IPS (o curso de origem tem de se inserir na mesma área de estudo/formação do curso do IPS);
  • A média obtida no 12º ano;
  • Média das classificações obtidas nas unidades curriculares efetuadas no curso de origem ou nas unidades curriculares consideradas equivalentes no curso desejado.

Júri

Ao júri compete analisar as candidaturas e avaliar da sua admissão ou exclusão, bem como aplicar os critérios de seriação e seriar os/as candidatos/as admitidos/as.

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
Prof.ª Ana Rolo, Presidente
Prof. Alexandre Magrinho
Prof.ª Carla Reis
Prof. Manuel Ferreira
Prof.ª Raquel Barreira

Escola Superior de Educação
Prof. José Freitas, Presidente
Prof.ª Lídia Marôpo
Prof.ª Mariana Pinto

Escola Superior de Ciências Empresariais
Prof. Vítor Barbosa, Presidente
Prof. Rui Brites
Prof.ª Célia Picoito

Escola Superior de Tecnologia do Barreiro 
Prof.ª Susana Piçarra, Presidente
Prof.ª Carla Santos
Prof. Marco Marques

Escola Superior de Saúde
Prof.ª Teresa Mimoso, Presidente
Prof.ª Andreia Cerqueira
Prof.ª Telma Pereira

Propinas e Taxas

  • Candidatura: 70€ / por curso
  • Matrícula: 45€ (seguro escolar incluído)
  • Propina:
    Estudantes da União Europeia: 697€/ano (Regime Diurno e Pós-Laboral); 522,75€/ano (Regime Noturno)
    Estudantes Internacionais*: 1350€/ano

*A primeira prestação é paga no ato da matrícula e corresponde a 50% do valor total da propina. O restante valor é pago mensalmente, vencendo no final de cada mês.

MAIS INFORMAÇÕES E CONTACTOS

Existem várias opções para conversar connosco e esclarecer todas as dúvidas sobre o acesso aos nossos cursos:

    1. Preencher o formulário de pedido de informações
    2. Entrar na Sala de Atendimento Online *
      3.ª feira |10h30 – 12h00
      5.ª feira | 17h00 – 18h30

 

*Alterações no atendimento durante o mês de agosto:

Durante o mês de agosto, o horário de funcionamento da sala de atendimento online é o seguinte:

3.ª feira | 10h30 – 12h00
5ª feira | 15H00 – 16H30

Legislação

Despacho N.º 45/2025/Presidente – Vagas para cursos de licenciatura ano letivo 2025/2026
Despacho n.º 71/Presidente/2025 – Valor das Propinas para o ano letivo 2025-2026

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