Mestrados e Pós-Graduações | Regime Geral
QUEM PODE CANDIDATAR-SE?
Podem candidatar-se aos cursos de mestrado e pós-graduação do IPS, os/as candidatos/as que preencham uma das seguintes condições:
- Titulares do grau de licenciado/a ou equivalente legal, de preferência na área a que se candidata;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado/a pelo Conselho Científico da escola responsável pelo curso;
- Detentores/as de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela equipa de coordenação do curso.
Condições de Admissão, seriação e exclusão
Os/as candidatos/as devem preencher as condições expressas no edital do curso ao qual pretende efetuar a sua candidatura.
As condições de acesso são determinadas por cada escola, devendo ser consultadas as informações disponíveis na página respetiva da pós-graduação pretendida.
Os/As candidatos/as aos cursos de formação avançada são selecionados mediante a apreciação positiva num conjunto de critérios variável entre a qualificação académica, o currículo e experiência profissional, com a possibilidade de realização de entrevista individual. A abertura de um curso no ano letivo correspondente pressupõe um número mínimo de inscritos/as, a definir pela escola superior responsável, de forma a garantir o seu funcionamento.
A aplicação do critério de desempate referente à residência ou local de trabalho é concretizada de acordo com:
- Os/As candidatos/as com o estado “Não colocado/a” na 1ª fase de candidaturas, que não foram convocado/as para ocupação de vagas sobrantes, transitarão automaticamente para a 2.ª fase de candidaturas. O mesmo será aplicado nas fases seguintes, caso existam.
- Os/As candidatos/as com o estado “Colocado/a condicionalmente” podem realizar a matrícula nos prazos previstos no calendário, com a apresentação do certificado de conclusão da licenciatura (os/as diplomados/as do IPS podem apresentar, em substituição do certificado, o comprovativo do pedido e pagamento do mesmo). Caso não o façam, transitam automaticamente para a 2.ª fase de candidaturas. O mesmo será aplicado nas fases seguintes, caso existam.
Após a última fase de candidaturas e matrículas, caso existam vagas sobrantes, estas poderão ser ocupadas por candidatos/as com o estado “Não colocado/a” e “Não colocado/a condicionalmente” (se reunirem condições), mediante parecer do/a diretor/a da respetiva Escola Superior.
Se não ocorrer nova fase de candidaturas, existindo vagas por preencher, os/as candidatos/as com o estado “Colocado/a condicionalmente” podem realizar a matrícula até 20 de dezembro, com a apresentação do certificado de conclusão da licenciatura (os/as diplomados/as do IPS podem apresentar, em substituição do certificado, o respetivo comprovativo do pedido e pagamento.
REQUISITOS ESPECIAIS NO ACESSO AOS MESTRADOS NA ÁREA DA SAÚDE E DO ENSINO E EDUCAÇÃO
O Mestrado em Enfermagem apenas está disponível para candidatos que tenham o Título Profissional de Enfermeiro, em Portugal. Excetuando o Mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão, os restantes Mestrados em Ensino e Educação apenas estão disponíveis para licenciados em Educação Básica, que concluíram a licenciatura numa das Escolas Superiores de Educação, em Portugal, ou quando oriundos de outras instituições, comprovado através de um processo de reconhecimento de grau, de acordo com o Decreto-Lei n.º 66/2018.
Vagas
As vagas disponíveis podem ser consultadas no edital que consta na página do curso de mestrado ou pós-graduação ao qual se pretende candidatar.
Documentos
A informação sobre os documentos necessários para a realização da candidatura, podem ser consultadas no edital que consta na página do curso de mestrado ou pós-graduação ao qual se pretende candidatar
Prazos
1.ª FASE
ENGENHARIA E TECNOLOGIA, CIÊNCIAS EMPRESARIAIS, SAÚDE
- Apresentação de candidatura: 17 de março a 26 de maio de 2025
- Divulgação dos resultados: 20 de junho de 2025
- Matrícula e inscrição dos colocados: 7 a 14 de julho de 2025
EDUCAÇÃO
- Apresentação de candidatura: 26 de maio a 7 de julho de 2025
- Divulgação dos resultados: 16 de julho de 2025
- Matrícula e inscrição dos colocados: 8 a 12 de agosto de 2025
PROVA DE PORTUGUÊS PARA ACESSO AOS MESTRADOS EM ENSINO E EDUCAÇÃO*
- Candidatura: Brevemente disponível
*Não aplicável na candidatura ao Mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão.
2.ª FASE
ENGENHARIA E TECNOLOGIA, CIÊNCIAS EMPRESARIAIS, SAÚDE
- Apresentação de candidatura: 10 de julho a 26 de agosto de 2025
- Divulgação dos resultados: 16 de setembro de 2025
- Matrícula e inscrição: 13 a 18 de outubro de 2025
EDUCAÇÃO
- Apresentação de candidatura: 5 de agosto a 5 de setembro de 2025
- Divulgação dos resultados: 10 de setembro de 2025
- Matrícula e inscrição: 19 a 22 de setembro de 2025
PROVA DE PORTUGUÊS PARA ACESSO AOS MESTRADOS EM ENSINO E EDUCAÇÃO*
- Candidatura: Brevemente disponível
*Não aplicável na candidatura ao Mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão.
ATENÇÃO: A segunda fase apenas acontece caso os cursos não preencham a totalidade das vagas na fase anterior.
Propinas e Taxas
- Candidatura: 70€/Por curso
- Matrícula: 45€ (seguro escolar incluído)
- Propina: O valor das propinas podem ser consultados no edital que consta na página do curso de mestrado ou pós-graduação ao qual se pretende candidatar.
Nota: O pagamento da propina pode ser feito na totalidade ou em 10 prestações, devendo ser paga integralmente até 30 de junho.
LEGISLAÇÃO
Despacho nº 71/Presidente/2025 – Valor das Propinas para o ano letivo 2025/2026
Despacho n.º 123/Presidente/2021 – Critérios de desempate em procedimentos concursais