Back
PROCESS FOR SEPARATING THE COMPONENTS OF HARDENED CONCRETE WASTE FOR PRODUCING RECYCLED CEMENT

A presente invenção insere-se no domínio dos materiais de construção e diz respeito a um processo de separação dos constituintes do betão endurecido, com o objetivo de extrair a fração cimentícia a utilizar na produção de cimento reciclado termoactivado. 

Tem a grande vantagem de ser um processo de separação inócuo que cumpre o principal objetivo de envolver técnicas de separação e reciclagem ambientalmente limpas. De salientar que é facilmente adaptável a outras técnicas de separação mecânica e térmica, desde que seja mantido o princípio e a filosofia subjacente de purificação dos constituintes do betão por diferenciação magnética.

Inventores:

José Alexandre de Brito Aleixo Bogas

Manuel Francisco Costa Pereira

Ana Mafalda Saldanha Guedes

Ana Chambel Carriço

Susana Hu

Rui Jorge Coelho de Sousa

Instituições: 

Instituto Superior Técnico, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Universidade do Porto, Portugal

 

Número de publicação: EP4112577A1; PT116130A; US2023081205A1; WO2021173022A1

Estado da patente: Em análise

BOREHOLE HEAT EXCHANGER WITH MACRO-ENCAPSULATED PHASE CHANGE MATERIAL

A presente invenção, resulta do projeto TESSE2b, coordenado pelo IPS e refere-se a um permutador de calor enterrado (BHE) em circuito fechado com material de mudança de fase macroencapsulado (PCM).Uma das principais vantagens da invenção é o facto de a introdução de PCM no permutador de calor conduzir à estabilização da temperatura em níveis específicos durante mais tempo.

O resultado é a melhoria do desempenho do permutador de calor em processos de aquecimento e/ou arrefecimento. Durante a operação do sistema no modo de aquecimento, ao introduzir os PCM no permutador de calor as quedas e aumentos de temperatura são limitadas aumentando a eficiência energética do sistema. Adicionalmente, esta invenção permite reduzir o comprimento necessário dos furos geotérmicos para o permutador de calor e, consequentemente, reduzir os custos de instalação.

Inventores:

Luís Manuel Rodrigues Coelho

Konstantinos Karytsas

Michail GR Vrachopoulos

Johann Emmerich Goldbrunner

Tomasz Bakon

Zafer Ure

Zinon Chrysanthou

 

Instituições: Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Número de publicação: EP3940313 (A1)

Estado da patente: Em análise

SISTEMA DE GESTÃO DE CÉLULAS DE BATERIAS DE TRAÇÃO DE IÕES DE LÍTIO COM COMUNICAÇÕES POR INFRAVERMELHOS E ARQUITECTURA DISTRIBUÍDA E MÉTODO DE IMPLEMENTAÇÃO

Esta invenção enquadra-se nos sistemas de gestão de baterias, mais especificamente a um método para auto-organização de sistemas distribuídos de gestão de baterias de tração, de iões de lítio. 

Comparativamente com outros sistemas já existentes, o sistema de gestão desta invenção apresenta a vantagem de possuir uma arquitetura totalmente distribuída do tipo mestre-escravo, dos circuitos responsáveis pela monitorização das células da bateria terem a capacidade de se autoconfigurarem quando são colocados no sistema e de comunicarem com o circuito principal de gestão da bateria através de infravermelhos, sem necessidade estarem ligados entre si por cabos.          

Inventores:

Victor Antunes

Ana Antunes

José Sousa

José Maia

Martim Afonso Dornellas Cysneiros

 

Instituições:

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Transvetra – Transformação de Veículos, Lda., Portugal

Número de publicação: PT115439 (B) 

Estado da patente: Concedida

ANTICORROSIVE HIGH THERMAL CONDUCTIVITY ALN COATING FOR METALLIC SURFACES IN CONTACT WITH SALT HYDRATES AND ITS APPLICATION TO HEAT EXCHANGERS USED IN THERMAL ENERGY STORAGE SYSTEMS

A presente invenção refere-se a um método para proteção contra corrosão de superfícies metálicas. O foco está direcionado para Permutadores de Calor em contato com sais hidratados. 

O revestimento de AlN pode ser aplicado em elementos estruturais de sistemas de armazenamento térmico, utilizando métodos de aplicação disponíveis no mercado, nomeadamente por pulverização catódica por magnetron, permitindo assim a proteção das estruturas contra a corrosão provocada pelos sais hidratados.

Inventores:

N. T. Panagiotopoulos

A. G. Lekatou

S. Tsouli

C. Prouskas

M. Vrachopoulos

M. Koukou

C. Karytsas

G. A. Evangelakis

Luís Coelho

Instituições:

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Panepistimio loanninon (UOI), Grécia

Centre for Renewable Energy Sources and Saving Foundation (CRES), Grécia

National and Kapodistrian University of Athens (NKUA), Special Account for Research Grants (SARG), Grécia

 

Número de publicação: EP3792372 (B1)

Estado da patente: Concedida

UTILIZAÇÃO DE NAPIRADIOMICINAS COM ATIVIDADE ANTI-INCRUSTANTE E SUAS COMPOSIÇÕES

Esta invenção descreve a utilização de compostos pertencentes à família napiradiomicina na inibição da incrustação de microrganismos e macrorganismos marinhos a superfícies em contacto com a água, sem comprometer a viabilidade dos organismos.

Estes compostos impedem a incrustação de diferentes organismos marinhos, apresentando ainda baixo efeito nocivo para os ecossistemas marinhos. Desta forma, estes compostos podem ser usados em composições de tintas, vernizes, primários e selantes, para superfícies em contacto com água, como agentes anti-incrustantes, e como uma alternativa vantajosa à utilização de biocidas incluindo compostos de cobre.

Inventores:

Vitor Manuel de Oliveira E Vasconcelos

Susana Maria Pereira Gaudêncio de Matos

Rita Gonçalves Sobral de Almeida

Maria Florbela Bento Martinho de Sá Pereira

Ilda Maria Barros dos Santos Gomes Sanches

Susana Paula dos Santos Carvalho Piçarra Gonçalves

Isabel Cristina Oliveira González Cunha

Joana Reis de Almeida

 

Instituições:

 

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Portugal

 

Número de publicação: PT115055 (A)

 

Estado da patente: Concedida

DESIDRATADOR PARA HORTOFRUTÍCOLAS E MÉTODO DE FUNCIONAMENTO

A invenção refere-se a equipamento destinado a desidratar hortofrutícolas. O equipamento da invenção permite a otimização de fatores tais como: tempo de operação, qualidade do produto, eficiência energética, custo e sabor/odor do produto final. 

O equipamento, móvel e de construção leve que permite a sua colocação no posicionamento que melhor se adeque às condições ambientais, tem um sistema de controlo que permite otimizar as condições de funcionamento. Está associado a um painel fotovoltaico e a uma resistência elétrica que permitem otimizar o gasto energético, privilegiando a utilização de energia solar. Além disso, tem a capacidade de funcionar com uma mistura de ar novo e ar recirculado, cujo controlo é automático, doseando as quantidades de ar que devem entrar e sair, de modo a garantir sempre as condições ideais de funcionamento.

Inventores:

João Nuno Pinto Miranda Garcia

Mariana Paula Ley Rosa Nobre da Costa

Jónatas Simões Cruz Rodrigues

Pedro Ribeiro Madureira

Luis Manuel Rodrigues Coelho

João Pedro Alves Passáro

Diogo Miguel Moura Gonçalves

Ana Raquel dos Santos Rosado


Instituições:

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Synforege, Lda., Portugal

Número de publicação: PT110318 (A)

Estado da patente: Em análise

ELECTRODEPOSITION PROCESS OF NICKEL-COBALT COATINGS WITH DENDRITIC STRUCTURE

A presente invenção refere-se a um processo de eletrodeposição para revestimentos de níquel-cobalto (Ni-Co), com importantes aplicações como elétrodos para dispositivos de armazenamento de energia, em especial supercapacitores

Estes revestimentos podem ser depositados sobre substratos de aço inoxidável, que apresentam baixo custo, são mecanicamente estáveis e apresentam boa resistência à corrosão.

Inventores:

Maria de Fátima Grilo da Costa Montemor

Maria João Pedroso Carmezim

Rui Pedro Tavares da Silva

Maria Teresa Oliveira de Moura e Silva

Sónia C. da Conceição de Matos Eugenio

 

 

 Instituições:

 

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal

Instituto Superior Técnico, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

 

Número de publicação: EP2877615 (B1); JP6250663 (B2); KR102134297 (B1); US9476136 (B2)

Estado da patente: Concedida

ARGAMASSA DE CAL HIDRÁULICA, SEU PROCESSO DE OBTENÇÃO E RESPECTIVA UTILIZAÇÃO

O presente pedido descreve argamassas de ligante de cal hidráulica com granulado de cortiça, proveniente de diversas origens tais como: a indústria de produção de rolhas de garrafas ou reciclagem de materiais de cortiça, que permite conceder às argamassas propriedades específicas.

Estas argamassas são fáceis de trabalhar e de aplicar em suportes de tijolo, pedra ou betão, tanto em ambiente exterior como interior de sistemas construtivos. Devido à adição de granulados de cortiça, as argamassas de cal hidráulica tornam-se mais deformáveis, sendo menos propícias ao aparecimento de fissuras e apropriadas para reabilitações de edifícios que possam sofrer pequenas oscilações. Adicionalmente apresentam boa compatibilidade química, física e mecânica com sistemas construtivos antigos e recentes, tornando-as mais apropriadas a casos de reabilitação de edifícios de vários períodos construtivos. As suas características ainda apresentam as vantagens de levar à melhoria da qualidade do ar interior dos edifícios, reduzir as necessidades de aquecimento nos edifícios, reduzindo o consumo e custo energético.

Inventores:

Ana Margarida Armada Brás

Pedro Faustino Marques

Fábio Fonseca Gonçalves

 

Instituições:

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal


Número de publicação: PT107173 (B)  

Estado da patente: Concedida

MECANISMO DE GUIAMENTO LINEAR COM AJUSTE LATERAL PARA MOTORES LINEARES DE NÚCLEO FERRÍTICO

É objetivo da presente invenção criar um dispositivo com um guiamento de alta precisão, que pode ser utilizado para altas velocidades, adaptando-se ao movimento lateral do sistema. Este mecanismo pode ser aplicado em dispositivos de posicionamento linear ou para desenvolver força, em que seja importante garantir movimento linear de alta precisão sem causar restrições transversais significativas no sistema em que é acoplado.

Desta forma elimina-se a necessidade da utilização de dispositivos complementares para permitir a compensação lateral do sistema, que muitas vezes interferem na precisão do guiamento. O facto de o mecanismo de guiamento ser quase ausente de contato e atrito permite que seja particularmente interessante para situações em que seja necessário efetuar muitos ciclos de movimentação. A presente invenção é bastante vantajosa no que toca ao controlo em ensaios mecânicos de fadiga, em que é importante ter um mecanismo de guiamento quase ausente de contato, para reduzir ao mínimo o desgaste do equipamento, e ao mesmo tempo permitir o ajuste a eventuais empenos que os materiais de prova tenham sem introduzir tensões não desejadas.

Inventores:

Luís Filipe Galrão dos Reis

Ricardo António Lamberto Duarte Cláudio

Vitor Manuel Esteves Antunes

José Henrique Querido Maia

Manuel José Moreira de Freitas

 

Instituições:

Instituto Superior Técnico, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Número de publicação: PT106910 (B)

 

Estado da patente: Concedida

REACTIVE AQUEOUS EMULSIONS FOR COMPOSITE COATNGS

A presente invenção refere-se à produção de emulsões aquosas inteligentes de micro ou nanopartículas, destinadas à produção de revestimentos compósitos para aplicações como tintas e vernizes em vários tipos de superfícies. 

Os revestimentos finais são filmes com estrutura de rede compósita o que lhes confere, por um lado, uma elevada resistência mecânica, à abrasão e ao ataque químico e, por outro lado, boa maleabilidade, sendo ainda resistentes ao choque. Adicionalmente, as particularidades desta invenção permitem a produção de emulsões aquosas inteligentes e de impacto ambiental reduzido, com teores inferiores a 5%, preferencialmente nulos, de compostos orgânicos voláteis (COVs).

Inventores:

Susana Paula Santos Carvalho Piçarra Gonçalves

José Manuel Gaspar Martinho

José Paulo Sequeira Farinha


Instituições:

Instituto Superior Técnico, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal


Número de publicação: PT106709 (B)

Estado da patente: Concedida

PROCESSO DE INIBIÇÃO DA ATIVIDADE MICROBIANA DE BIOMASSA E SUA UTILIZAÇÃO NA DETERMINAÇÃO DOS POTENCIAIS DE BIODESCOLORAÇÃO E DE ADSORÇÃO DE CORANTES AZO

A presente invenção refere-se a um processo de inibição da atividade microbiana de biomassa e sua utilização para a avaliação da suscetibilidade de corantes azo à descoloração por via biológica em condições anaeróbias, na presença de biomassa.

A biomassa pode ser uma cultura mista de lamas ativadas, uma
vez que é a biomassa presente na maioria das ETAR para onde são usualmente conduzidos os efluentes líquidos para tratamento. No entanto, a biomassa
utilizada pode ser qualquer outra cultura bacteriana. Esta invenção constitui uma importante ferramenta, pois permite a avaliação do potencial impacto de
corantes azo no ambiente. A presente invenção, por ser um processo distintivo e de fácil utilização, permite aos vários intervenientes a escolha, de entre um leque de corantes azo que sirvam para a mesma aplicação, aqueles que sejam ambientalmente mais favoráveis, ou seja, cujos efluentes que os contenham sejam descolorados durante o tratamento numa ETAR por via da reação biológica; distinguindo-os de outros que não sejam descolorados, ou que o sejam apenas
pelo fenómeno de adsorção do corante à biomassa presente na ETAR.

Inventores:

Nídia Dana Mariano Lourenço de Almeida
Ana Maria Álvares Tavares da Mata
Helena Maria Rodrigues Vasconcelos Pinheiro

Instituições:

Instituto Superior Técnico, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

 

Número de publicação: PT106673 (B)

 

Estado da patente: Concedida

CONVERSOR DE MÚLTIPLOS NÍVEIS DE TENSÃO PARA CIRCUITOS POLIFÁSICOS

A presente invenção trata de conversor de múltiplos níveis que permitem obter tensões com vários valores bem definidos (níveis) em circuitos polifásicos. Em funcionamento como conversor CC/CA (corrente continua / corrente alterna), é possível obter a partir de 1+N (N>=1) fontes de alimentação contínuas (de valor VDC cada) uma tensão simples na carga com níveis -2 VDC, – VDC, – VDC e 2 VDC.

Mediante a utilização de um controlo adequado este circuito também poderá ser utilizado como conversor CA/CC. Nesta última utilização serão utilizadas 1+N fontes de alimentação CA e na saída serão colocados 1+N elementos armazenadores, do tipo condensadores, baterias e outros elementos equivalentes. As fontes de alimentação serão obtidas a partir de um transformador de 1+N fases com secundários separados ou 1+N transformadores monofásicos. A estrutura do circuito permite que o comando utilize modulação de largura de impulso quer no funcionamento como conversor CC/CA, como no funcionamento como conversor CA/CC.

Inventores:

Vitor Manuel de Carvalho Fernão Pires

José Fernando Alves da Silva

 

 

Instituições:

Instituto Superior Técnico, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Número de publicação: PT105415 (B)

Estado da patente: Concedida

MEDIADOR DE SUCÇÃO NÃO-NUTRITIVA EM PREMATUROS

A relevância deste invento prende-se com o desenvolvimento de um sistema de medida que permite a avaliação quantitativa, em termos de amplitude e de variação temporal, dos padrões de sucção não-nutritiva (SNN) de prematuros de forma a analisar a variação desses padrões com a capacidade de sucção não- nutritiva (SNN).

Inventores:

José Miguel Costa Dias Pereira

Vitor Manuel Rodrigues Viegas

Carlos Manuel Canelas Banha

Pedro Manuel Brito da Silva Girão

Octavian Adrian Postolache

João Manuel Pardal Barreiros

Manuel de Sousa Cunha

 

Instituições:

Instituto Superior Técnico, Portugal

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal

Número de publicação: PT103979 (B) 

Estado da patente: Concedida

Visão Geral da Privacidade

Este site utiliza cookies para oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no navegador e permitem funcionalidades como reconhecer cada visitante quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.