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Projeto SHIFT apresenta-se na Bolsa de Turismo de Lisboa 

Seminário dá a conhecer plataforma digital pioneira de marketing turístico colaborativo

O projeto de investigação SHIFT, liderado pelo Politécnico de Setúbal (IPS) e com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), vai estar representado na próxima edição do Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), entre 12 e 16 de março, com um seminário sobre “Estratégias Colaborativas para um Turismo Sustentável”, onde serão apresentados os principais resultados alcançados, com destaque para uma plataforma digital de marketing turístico colaborativo.

O evento, agendado para 14 de março, enquadra-se na Tarefa 6 do projeto SHIFT, referente à disseminação, e acontece em simultâneo com o programa de divulgação da RIPTUR – Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo, dirigindo-se especificamente aos stakeholders do turismo que procuram estratégias inovadoras para potenciar a competitividade, adotando uma abordagem prática e baseada em evidências.

Trata-se de uma “oportunidade imperdível para conhecer soluções estratégicas e tecnológicas que podem redefinir o futuro do turismo”, resume Teresa Costa, docente da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e investigadora principal deste projeto [na foto]. A decorrer desde 2022, o SHIFT propõe-se criar “uma nova estrutura concetual e pragmática para o marketing turístico, orientada para a sustentabilidade e baseada na inovação de base digital, como trampolim para a transformação de que o turismo precisa urgentemente”, adianta a responsável.

Com início pelas 16h30, o programa organiza-se em seis intervenções onde serão apresentados os fatores críticos que moldam o futuro do turismo, bem como cenários estratégicos e um referencial de marketing turístico colaborativo, validado com stakeholders na região de Lisboa.

O seminário culmina com a apresentação de um protótipo pioneiro de plataforma digital, a cargo de Rui Madeira, docente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), concebida para impulsionar a cooperação entre agentes turísticos, turistas e residentes, de forma a otimizar a promoção dos destinos.

O projeto SHIFT – Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism Marketing reúne ainda investigadores da Universidade do Algarve, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Politécnico de Lisboa, tendo como parceiros o CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e o Turismo de Portugal.

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