PROVEDOR/A DO/A ESTUDANTE
O/A Provedor/a do/a Estudante do Politécnico de Setúbal é um órgão independente, cuja ação se desenvolve em articulação com a Associação Académica, com os órgãos e serviços do Politécnico de Setúbal e com as suas unidades orgânicas, visando principalmente promover a defesa dos direitos dos/as estudantes.
Escolhido/a entre personalidades que não exerçam funções efetivas na instituição, o/a Provedor/a do/a Estudante é alguém com comprovada reputação de integridade e independência e com conhecimentos sólidos sobre o sistema de Ensino Superior e sobre o próprio instituto.
O/A Provedor/a é designado/a, por três anos, pelo Conselho Geral, sob proposta do/a presidente do IPS, com parecer favorável da Associação Académica, nos termos do Regulamento do Provedor do Estudante do Instituto Politécnico de Setúbal.
Fernando Almeida
Provedor do Estudante do Politécnico de Setúbal
Docente aposentado do Politécnico de Setúbal, Fernando Almeida é licenciado em Sociologia (ISCTE) e mestre em Ciências da Educação (FCT/UNL), tendo obtido um diploma de estudos aprofundados em Sociologia pelo ISCTE-IUL.
Ao longo de um percurso profissional de 35 anos como docente ao serviço do Politécnico de Setúbal, e em particular da Escola Superior de Educação, exerceu vários cargos, entre os quais se destacam os de vice-presidente e presidente do Conselho Diretivo e diretor, coordenador do Departamento de Ciências, Multiculturalidade e Desenvolvimento e presidente do Conselho Pedagógico em três mandatos.
Foi por duas vezes presidente da Assembleia Estatutária e integrou a Unidade de Avaliação e Qualidade do Politécnico de Setúbal. Foi um dos coordenadores do processo de adequação dos cursos da Educação ao modelo de Bolonha.
Foi também pró-presidente do Politécnico de Setúbal para a Promoção do Sucesso Escolar entre 2014 e 2018.
Integra a Comissão Coordenadora do Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas do Ensino Superior desde 2017.
Mensagem do/a Provedor/a
O trabalho de um/a provedor/a assenta no direito dos/as estudantes se expressarem, de enunciarem críticas, queixas ou reclamações, assegurar que sejam ouvidos, que as suas questões sejam consideradas e discutidas e que nas respostas que lhes sejam dadas se consiga considerar e integrar o enquadramento legal e regulamentar, os entendimentos e as perspetivas dos docentes e dos serviços.
Perante um problema sentido pelos/as estudantes, o/a provedor/a funciona como o último recurso. O que supõe, num primeiro momento, a necessária intervenção de outros/as atores/as para a sua resolução: os/as docentes e/ou os serviços envolvidos diretamente na situação, a coordenação/direção de curso, o Conselho Pedagógico, a Direção e a Presidência do Instituto.
Deste modo, desenvolvemos uma cultura de participação, que depende em larga medida da nossa capacidade de ouvir os/as estudantes, de considerar e refletir sobre os seus contributos e, perante um consenso, conseguirmos integrá-los nos nossos modos de funcionamento. É entender os/as estudantes como cidadãos/ãs com plenos direitos na nossa instituição.
Competências
- Apreciar as queixas e reclamações dos/as estudantes e proferir as recomendações pertinentes aos órgãos competentes para as atender;
- Fazer recomendações genéricas para acautelar os interesses dos/as estudantes, nomeadamente, no domínio da atividade pedagógica e da ação social escolar;
- Recomendar a realização de auditorias aos serviços cujas atividades são vocacionadas ou relacionadas com os/as estudantes sobre os quais existam dúvidas quanto à regularidade de funcionamento;
- Emitir parecer sobre quaisquer matérias relacionadas com os/as estudantes, a solicitação de qualquer órgão do IPS, das unidades orgânicas e da Associação Académica do Poltiécnico de Setúbal;
- Emitir parecer sobre ações a desenvolver na melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem;
- Colaborar, ativamente, nas atividades relacionadas com a promoção da qualidade do ensino;
- Elaborar relatório anual dirigido ao Conselho Geral do Poltitécnico de Setúbal, no qual descreve a atividade desenvolvida, indicando designadamente o número de queixas e reclamações recebidas, a matéria a que respeitam, o sentido das recomendações feitas e respetivo acolhimento pelos/as destinatários/as.
Contactos
É possível apresentar uma exposição, reclamação, sugestão ou proposta ao Provedor do Estudante, utilizando o formulário próprio de Exposição/Reclamação/Sugestão/Proposta.
t. +351 265 548 820