Licenças Sabáticas parciais
CONCURSO INTERNO PARA ATRIBUIÇÃO DE LICENÇAS SABÁTICAS PARCIAIS
OBJECTIVOS
Para promover a continuidade da investigação e incentivar o uso das licenças sabáticas parciais como ferramenta para impulsionar a I&D, o Politécnico de Setúbal abre um concurso interno para a sua atribuição.
DESTINATÁRIOS
Podem candidatar-se docentes de carreira do IPS com, pelo menos, 3 anos de efetivo serviço em qualquer uma das Unidades Orgânicas (UO) do IPS. Um docente só pode gozar de mais de um período de SABIN, se intercalados por um período mínimo de três anos.
LIMITES
Para o ano letivo 2024/2025 o limite quantitativo é de 3.0 ETI de redução de serviço docente, traduzido em 6 licenças sabáticas parciais (6 meses) que serão atribuídas de acordo com os pressupostos.
pressupostos
a) Duas licenças sabáticas parciais aos/às candidatos/as que se proponham realizar projetos ou outras atividades relevantes com uma forte ligação ao tecido empresarial ou outras instituições e organizações da região, que incluam a “residência empresarial/institucional/organizacional” do/a docente, por um período mínimo de 2 meses (seguido ou interpolado) para desenvolvimento de atividades em contexto real de trabalho e de onde resulte uma evidente mais-valia para o IPS. É necessário, nesta situação, a existência de um acordo com a entidade acolhedora, onde se salvaguardem os interesses do IPS e do/a docente, nomeadamente em termos de propriedade intelectual.
b) As restantes licenças sabáticas parciais são atribuídas de forma competitiva entre os/as restantes candidatos/as, garantindo a atribuição de uma licença sabática por unidade orgânica (UO), com o limite máximo de duas licenças sabáticas parciais por UO;
c) Caso não existam candidatos com o perfil mencionado na alínea a) as duas licenças sabáticas referidas nessa alínea serão atribuídas no âmbito da alínea b).
PRAZOS
Apresentação de candidaturas: Até 20 de maio de 2024
PROCESSO DE CANDIDATURA
As candidaturas serão entregues junto do Conselho Técnico-Científico (CTC) da UO a que o/a docente pertence, de acordo com o modelo Formulário de Candidatura, devendo incluir obrigatoriamente os seguintes elementos:
- Ficha de candidatura
- Plano de trabalho a desenvolver (objetivos e metodologia) e respetiva calendarização;
- Justificação da pertinência da dispensa de serviço docente para desenvolver as atividades propostas, demonstrando as mais-valias da atualização científica e técnica para a sua atividade de docência e investigação no IPS;
- Cópia do Curriculum vitae e organizado, obrigatoriamente, de acordo com a grelha de avaliação do Júri;
- Parecer do departamento/secção do candidato;
- No anexo ao curriculum referido no ponto anterior, o docente deve incluir na parte final uma declaração em que se compromete pela exequibilidade do programa de trabalhos. O programa de trabalhos pode ser proposto para o 1º ou 2º semestre, tal como nas edições anteriores.
CONDIÇÕES DE ADMISSIBILIDADE
De acordo com a Ata da 1ª Reunião do Júri, reunido a 22 de abril de 2024, como condição de admissibilidade é exigido que o projeto evidencie de um modo claro a mais-valia para o IPS, em termos técnico-científicos ou pedagógicos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
De acordo com o Regulamento das SABIN o Júri procede à classificação e ordenação das candidaturas apresentadas, numa escala de 0 a 100 pontos, com base nos seguintes critérios:
- Mérito do programa de trabalho e dos meios para a sua realização (50 pontos);
- Mérito do candidato (40 pontos);
- Outros fatores que o júri entenda pertinentes (até 10 pontos);
Caso o júri não atribua os 10 pontos referidos na alínea c), deverá efetuar a sua distribuição pelos restantes critérios.
DECISÃO
A atribuição das licenças sabáticas no âmbito do presente concurso será efetuada aos/às candidatos/as com maior classificação, dentro de cada contingente posto a concurso, desde que a mesma seja superior a 50 pontos.
Documentos
Regulamentos, legislação e despachos
- Despacho N.º 37/SPR/2011 – Regulamento 2011
- Despacho N.º25/Presidente/2016 – Regulamento 2016
- Edital Sabin – 2024
- Ata 1ªReunião
- Ata 2ªReunião
- Grelha de Avaliação
- Lista de Ordenação Final
CONTACTOS
Centro para Inovação, Investigação e Desenvolvimento
e. ciid.dici@ips.pt